A Serra da Lousã é uma ótima escapadinha para fazer durante o fim de semana, este local encontra-se aproximadamente a 40 km de Coimbra. É ideal para relaxar do stress do dia a dia, um verdadeiro paraíso no interior de Portugal composto por trilhos, pela serenidade das aldeias de xisto e com uma forte conexão com a natureza.
O que visitar?
- Aldeias do Xisto
A Serra da Lousã é composta por 12 das 27 aldeias que integram a rede de Aldeias de Xisto de Portugal, um grupo de aldeias composta por xisto e quartzito onde predomina o som da tranquilidade.
Aigra Nova | Aigra Velha | Candal | Casal de São Simão | Casal Novo | Cerdeira | Chiqueiro | Comareira | Ferraria de São João | Gondramaz | Pena | Talasnal
- Isto é Lousã
Se vais visitar a Serra da Lousã, deixa-te também deslumbrar pela moldura que liga o Talasnal à Vila da Lousã, pelas letras “Isto é Lousã” junto à Aldeia de Xisto do Chiqueiro e aproveita para baloiçar enquanto aprecias o pôr do sol no Baloiço do Trevim, situado no Alto do Trevim a 1200 metros de altura. Outro baloiço incrível localiza-se nas piscinas da Nossa Senhora da Piedade, ou do Burgo (junto ao Castelo da Lousã).
Este projeto foi criado por dois jovens lousanenses que consiste na intenção de reaproveitar espaços com potencial que não estão a ser aproveitados, dando-lhes uma nova vida, através da inserção de algo especial.
- Castelo da Lousã
Também conhecido como Castelo de Arouce, está incluído no complexo da Senhora da Piedade, é classificado como Monumento Nacional e integra a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego. Pertence a uma das primeiras linhas defensivas criadas para controlar os acessos meridionais a Coimbra.
- Complexo da Senhora da Piedade
Para que não fiquem confusos! Este complexo é formado pelo: Castelo da Lousã, piscinas da Nossa Senhora da Piedade e um restaurante bastante conhecido e de boa qualidade “O Burgos”.
Itinerário de 2 dias:
- Visitar o Baloiço do Trevim – A Aldeia do Talasnal e a Aldeia do Casal Novo – Entre o percurso destas aldeias até ao centro da Lousã vão ter a oportunidade de ver as maravilhas do “Isto é Lousã” – Dormir no Hotel Parque Serra da Lousã.
- Visitar o centro de Miranda do Corvo – O Castelo da Lousã e o Complexo da Senhora da Piedade.
Onde dormir?
Hotel Parque Serra da Lousã – O Hotel Parque Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, está integrado no Parque Biológico da Serra da Lousã, encontrando-se próximo das maravilhosas aldeias e paisagens da Serra da Lousã. O Hotel dispõe do selo “Clean and Safe” validado pelo Turismo de Portugal. O pequeno almoço é servido pela staff do Hotel. Há vários pontos de desinfeção espalhados pelo hotel e toalhitas desinfetantes. Aconselho o restaurante do hotel, relação qualidade-preço boa.
Com muito amor,
Sofia.













