Estudar no Estrangeiro: Birmingham. Fica aqui a partilha da minha experiência ao estudar e trabalhar no estrangeiro. Vários foram os desafios que tive de ultrapassar, mas larguei tudo o que tinha como certo em Portugal e parti.
Sabe tão bem-estar de volta.
Se há coisa que eu adoro é poder partilhar as minhas histórias e várias são as coisas que já aconteceram desde a última vez que publiquei em setembro de 2018.
Tenho que admitir que este ano de 2019/2020 foi um ano bastante desafiante para mim. Para quem não sabe, embarquei numa nova aventura, disse “Adeus” a Portugal e fui morar para o Reino Unido, mais especificamente para Birmingham, investir na minha educação e realizar o meu desejo de tirar um mestrado fora do país.
Vários foram os desafios que tive de ultrapassar, sempre tive um lado bastante aventureiro, mas admito que fiquei com um pouco de receio. Felizmente, segui o meu instinto, larguei tudo o que tinha como certo em Portugal e parti, sem ter certezas de nada, pois não sabia se ia gostar da experiência, se me ia adaptar à educação do país, à cidade, como é que iria ser estar sozinha.
Mas assim que me despedi da minha mãe na estação de autocarros de Birmingham e fiquei sozinha com os meus colegas de residência, comecei a fazer amigos, a conhecer pessoas de outras nacionalidades, a sair, a ter aulas, a ter trabalhos, a criar uma nova rotina, todos esses medos desapareceram e percebi que foi a melhor decisão que tomei. Arriscar no incerto e ter uma nova perceção do mundo que nos rodeia.
Agora que voltei a estar outra vez empenhada no blog, quero contar-vos um pouco de como foi esta nova realidade da minha vida, o que gostei, o que não gostei, como é que é a cidade de Birmingham, como é que é estar a viver em Inglaterra, as viagens que fiz, as rotinas que tinha, como é que foi a minha adaptação e como é que foi a situação COVID.
Acima de tudo, ao longo das semanas, quero partilhar estas experiências para que vos sirva de inspiração a não terem medo abdicar do “seguro” por uma experiência fora da vossa zona de conforto.
Fiquem atentos às publicações que vou fazer daqui em diante. Sem dúvida, quero atualizar tudo sobre esta grande aventura da minha vida.
E claro, quero que partilhem comigo as vossas experiências, as vossas dúvidas e os vossos receios.
Com muito amor,
Sofia Gomes.