Vários são os motivos que nos levam a passear. Há quem goste de praias paradisíacas e de apanhar sol enquanto bebe um cocktail, há pessoas que preferem estar constantemente à procura de adrenalina, há quem goste de estar rodeado pela natureza ou visitar os monumentos de uma cidade, e depois há quem adore visitar locais de turismo negro ou “dark tourism”.
O que é o dark tourism?
O ato de viajar para locais associados à morte, ao sofrimento e por vezes considerados macabros. (Stone, 2006). Este tipo de turismo pode ser visto como turismo de prisão, turismo de terror, turismo de genocídio, turismo de desastre, turismo de luto, turismo de favela, turismo suicida e turismo atómico.
- A vertente mais leve deste tipo de turismo diz respeito a locais ou atrações onde a morte é real ou recriada, mas centrada na diversão e entretenimento, como “passeios fantasmas” ou “casas de terror”, pelo que necessitam de utilizar infraestruturas turísticas para atrair turistas.
- A vertente mais pesada não se centra no divertimento ou entretenimento, mas sim em factos reais onde ocorreram várias mortes.
Possivelmente vocês já visitaram alguns locais considerados dark tourism, mas nunca se aperceberam que estavam a fazer este tipo de turismo. Este artigo tem o intuito de vos dar a conhecer alguns exemplos de locais em Portugal e na Europa que são considerados destinos de “dark tourism”.
Exemplos de locais de Dark Tourism em Portugal
Capela dos Ossos (Évora)
A Capela dos Ossos é um dos monumentos mais conhecidos de Évora. Foi edificada por iniciativa de três frades franciscanos cujo objetivo era transmitir a mensagem da fragilidade da vida humana. Esta mensagem é claramente passada aos visitantes logo à entrada, através do aviso: “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”.
https://www.visitevora.net/capela-ossos-evora/
Cemitério do Alto de São João (Lisboa)
O Cemitério do Alto de São João é o maior e um dos mais importantes cemitérios da cidade de Lisboa em Portugal, encontrando-se sepultadas nele inúmeras figuras ilustres da história do país.
https://www.timeout.pt/lisboa/pt/atraccoes/cemiterio-do-alto-de-sao-joa
Cemitério dos Prazeres (Lisboa)
O Cemitério dos Prazeres cemitério impressiona pela dimensão e pela localização, com uma vista incrível sobre Lisboa, a ponte 25 de Abril e o rio Tejo e é considerado um “museu a céu aberto”.
https://www.visitlisboa.com/pt-pt/locais/museu-cemiterio-dos-prazeres
Caminhadas pela Serra de Sintra (Sintra)
Várias são as empresas que oferecem percursos pedestres noturnos pelos estreitos e arrepiantes caminhos que vão ao encontro das lendas e histórias assombradas da antiga e mística Serra de Sintra.
Quinta das Lágrimas (Coimbra)
Inês de Castro viveu uma intensa paixão com o futuro Rei de Portugal, D. Pedro I. O pai do monarca mandou executá-la. Contudo, Pedro não a esqueceu e Inês foi coroada rainha mesmo após a sua morte. Quase 700 anos depois, a Quinta das Lágrimas ainda é visitada por turistas que querem sentir a atmosfera trágica e apaixonada do amor proibido entre Pedro e Inês.
https://fundacaoinesdecastro.com/jardim/#visitas
Exemplos de locais de Dark Tourism na Europa
Auschwitz-Birkenau Memorial (Polónia)
Ex-campo de concentração e extermínio nazi alemão.
https://visit.auschwitz.org/?lang=en
Chernobyl (Ucrânia)
Desastre de Chernobil foi um acidente nuclear catastrófico ocorrido em 1986.
https://www.chernobyl-tour.com/english/
https://www.getyourguide.pt/discovery/chernobil-l87308/?utm_force=0
Pompeia (Itália)
Pompeia é provavelmente uma das atividades de dark tourism mais antigas do mundo. Este local é conhecido pela erupção do Monte Vesúvio, onde todos aqueles que se encontravam na cidade morreram e atualmente, podem ser observados os corpos fossilizados.
https://www.visitpompeiivesuvius.com/
Castelo de Bran (Roménia)
O Castelo de Bran é conhecido popularmente como Castelo do Drácula, um cenário de lendas. É também a fortaleza mais popular da Roménia.
Catacumbas Paris (França)
As Catacumbas de Paris são uma rede de túneis de mais de 300 quilómetros onde estão enterradas milhões de pessoas.
https://www.catacombes.paris.fr/catacumbas-de-paris#
Sarajevo (Bósnia e Herzegovina)
O maior conflito na Europa após a Segunda Guerra Mundial. Uma guerra civil e um cerco brutal que ainda está bastante presente na memória das pessoas e que levou à morte de milhares de pessoas.
http://visitsarajevo.ba/sarajevo-under-siege/?lang=en
Se ficaram interessados neste artigo e se querem saber mais sobre este tema aconselho-vos a verem a série da Netflix Dark Tourist – O jornalista neozelandês David Farrier leva os espectadores a destinos turísticos, no mínimo, macabros, estranhos ou bizarros. Os episódios foram gravados por todo o mundo, desde a América latina ao sudeste asiático, passando pelo Cazaquistão e EUA. Este documentário tem 8 episódios com cerca de 40 minutos.
Espero que tenham gostado deste post.
Com muito amor,
Sofia Gomes.