Um roteiro com as 5 cidades mais deslumbrantes da Bósnia Herzegovina, um destino maravilhoso que ainda tem muito por descobrir. Neste post, vou escrever um pouco sobre as cidades por onde passei e aquilo que mais me fascinou em cada uma delas.
A vossa principal pergunta, talvez seja, porquê a Bósnia? Sinceramente, se me perguntassem um dia antes de fazer a viagem, a única resposta que poderia dar era “Porque faz fronteira com a Croácia e já que estou na Europa do Leste quero visitar o mais possível”. Hoje, posso dizer que a Bósnia roubou-me o coração pela simplicidade das pessoas que lá habitam e pelo passado trágico do país.
Uma palavra que descreva cada destino
Medjugorje ( Fé )
É um lugar muito importante para peregrinos e para imensos grupos de oração. Representa fé e espiritualidade. Diz-se que há várias aparições que ocorrem na Colina das Aparições, mas que ainda não são reconhecidas pela Igreja.
Mostar ( Divisão )
Chegámos durante noite, sem dinheiro trocado. Definitivamente, uma boa maneira de sobreviver em um país estrangeiro, mas rapidamente conseguimos resolver a situação. Quando chegámos ao hostel tivemos de recorrer à mímica e ao Google tradutor, pois a senhora que nos recebeu só sabia falar sérvio e a filha (que era a dona do hostel) estava atrasada para nos receber. Ambas foram bastante simpáticas e sem dúvida que recomendo Mostar Downtown Hostel.
A cidade é dividida pela famosa ponte Stari Most Bridge, onde se encontra uma pedra que diz “Don’t forget 93” que relata o ano em que a ponte foi bombardeada pelas tropas croatas e desabou. Vários são os edifícios da cidade que ainda mostram os sinais da guerra que acabou em 1995.
Curiosidades:
- De um lado vive a comunidade muçulmana e do outro a comunidade cristã e aquilo que mais me chocou foi saber que existem pessoas da minha idade que nunca cruzaram a ponte. Nunca exploraram o outro lado, pois caso o façam é um pecado.
- A população tem uma estátua de Bruce Lee, e para eles é um símbolo da paz.
Sarajevo ( Reconstrução )
- Sobre a cidade:
O que mais me marcou nesta viagem foi a história desta cidade.
A Galeria “11/07/1995” e o Museu “Museu da Infância em Guerra”, deixaram-me completamente arrepiada e fizeram-me ter uma realidade diferente da vida.
Houveram duas histórias que me marcaram profundamente a primeira, é sobre dois irmãos, o mais novo estava a brincar no quintal, quando de repente caiu uma granada, que mudou para sempre a vida daquela família, a segunda história, é sobre uma menina que durante o período da guerra, morou na cave e a única boneca que tinha para brincar, era uma Barbie vestida de enfermeira. E querem saber qual é a sua atual profissão? Enfermeira.
- Free Walking tour:
Fazer uma Free Walking Tour nesta cidade faz todo o sentido. Primeiro, porque quem vai a este país faz todo o sentido perceber aquilo que aconteceu e quem faz a visita à cidade, são pessoas que passaram pela aflição e pelo trauma da guerra e que contam histórias em primeira mão de como é que tudo aconteceu.
Para terminar a nossa viagem, tivemos a agradável surpresa de conhecer um homem bastante simpático de Singapura, que nos mostrou os pratos tradicionais da Bósnia e que nos acompanhou no último dia pela cidade.
- As aventuras de Sarajevo:
Os donos do hostel onde ficámos hospedados, estavam constantemente drogados e mais uma vez chegámos a uma nova cidade durante a noite, e para nossa segurança decidimos apanhar um táxi desde a estação do autocarro até ao alojamento. A parte engraçada é que a meio da viagem, o motorista foi colocar gasolina e deixou a chaves dentro do carro, demonstrando uma total confiança em nós.
Visoko ( Amizade )
A expectativa de visitarmos as pirâmides de Visoko foi completamente destruída devido ao nevão que apanhámos e devido à falta de segurança existente. Apesar de só termos passado um dia nesta vila, não recomendo a visita.
Jajce ( Natureza )
Um sítio encantador, repleto de natureza, com umas cascatas impressionantes no meio da vila, com cabanas e com pessoas bastante simpáticas. Sem dúvida que vale apena passar por Jajce para ter um dia agradável.
Banja Luka ( Juventude )
Esta cidade é descrita como a cidade moderna e jovem da Bósnia Herzegovina onde existem bastantes universidades, discotecas e bares. Por isso, se a intenção da viagem é uma boa saída à noite, sem dúvida que este local pode surpreendê-lo.
Gastronomia
Pratos Típicos: Burek, Ćevapčići, Domaća baklava, Pljeskavica & Coffee.
Cuidados a ter
- Não sair dos trilhos marcados, pois várias são as minas que ainda não estão desativadas.
- Ter bastante cuidado com a carteira e passaportes.
- Evitar andar durante a noite, sozinhos ou pouco acompanhados, pelas ruas das cidades.
- Ter atenção ao dinheiro pedido pelos taxistas, por vezes pedem o dobro ou o triplo.
Espero que tenham gostado deste post e que se inspirem na vossa próxima viagem!
Com muito amor,
Sofia Gomes.











